As igrejas se proliferam todos os dias, como um vírus sem cura.
Mas o AMOR, a base de todo o Cristianismo, se esfria cada vez mais.
Ao invés de inclusão, a exclusão. No lugar da aceitação, o preconceito.
E quando não há explicação para tanto moralismo, ou base para esse falso cristianismo,
simplesmente ouvimos a expressão: "É DO DIABO!"

A falta de amor, a discriminação, a ignorância, isso sim pode ser considerado "coisa do diabo".
Que as/os cristã/os PENSEM.
E que o verdadeiro cristianismo seja buscado e vivido.

sábado, 12 de novembro de 2011

Homossexualidade e Religião Cristã - Introdução



A vida toda aprendi que homossexualidade é pecado. Baseado nos textos bíblicos que condenam a “prática homossexual”, cresci entendendo que “os homossexuais não herdarão o reino dos céus”.

É engraçado quando você se apropria de um discurso, como se fosse a verdade absoluta, e recebe algumas coisas sem questionar, sem pensar. E quando esse discurso vem autorizado pela religião, parece que é mais verdade ainda.

Eu estudei, vivi muitas coisas, questionei, busquei, e tenho encontrado outras respostas e novas perguntas também.

Muitas pessoas, que já conviveram comigo anos atrás, tem me perguntando o que penso a respeito da homossexualidade, já que ainda me apresento como cristã, e ainda vejo na Bíblia a mensagem divina. Muitos questionam de onde tiro bases para não “condenar” essa orientação. Vou tentar resumir, e esclarecer algumas coisas a respeito do tema, falando como cristã, teóloga e estudiosa do assunto.

Em princípio, me incomoda o julgamento das pessoas cristãs. A Bíblia é clara quanto a não julgar o próximo ("Não julguem, para que vocês não sejam julgados.” Mateus 7.1). As/os cristãs/aos têm o péssimo hábito de apontar o dedo para os outros, como se elas/es mesmos não tivessem pecado algum. Não devemos nos esquecer de que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” Romanos 3.23, portanto, ninguém tem o direito de julgar o próximo, como se estivesse ileso dos próprios erros.

Vamos entrar na questão. Me perguntam: “mas a Bíblia não é clara ao condenar a homossexualidade?” A Bíblia é clara em relação a muitos assuntos, que a igreja cristã já entendeu que era cultural, e não usa mais. Por exemplo, no Antigo Testamento temos varias orientações que não cabem em nossos dias: “Tudo o que vive na água e não possui barbatanas e escamas será proibido para vocês.” Levítico 11:12 (como o camarão e as ostras); sobre os fluxos dos corpos (sêmen e menstruação): "Quando de um homem sair o sêmen, banhará todo o seu corpo com água, e ficará impuro até à tarde... Quando um homem se deitar com uma mulher e lhe sair o sêmen, ambos terão que se banhar com água, e estarão impuros até à tarde. Levítico 15:16 e 18. "Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até à tarde. Tudo sobre o que ela se deitar durante a sua menstruação ficará impuro, e tudo sobre o que ela se sentar ficará impuro. Todo aquele que tocar em sua cama lavará as suas roupas e se banhará com água, e ficará impuro até à tarde. Quem tocar em alguma coisa sobre a qual ela se sentar lavará as suas roupas e se banhará com água, e estará impuro até à tarde. Quer seja a cama, quer seja qualquer coisa sobre a qual ela esteve sentada, quando alguém nisso tocar estará impuro até à tarde.” Levítico 15:19-23. Existem muitos outros textos de orientações que hoje não fazem o menor sentido pra nós. Mas ainda assim, cristãs/aos usam alguns deles para condenar a homossexualidade...

Muitos afirmam “mas depois de Jesus, as leis foram reinterpretadas, e temos novas orientações”. Mas no Novo Testamento também temos algumas regras fora de nosso contexto: “Escravos, obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo... Vocês, senhores, tratem seus escravos da mesma forma.” Efésios 6:5, 9. Então é permitida a existência de escravos? Ou ainda: “A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio.” 1 Timóteo 2:11-13. O que seria de nossas professoras, dentro e fora da igreja, de nossas chefes de empresas, pastoras ou governantes? É pecado a sua existência?

Há muitos outros textos bíblicos que não são levados à risca, nem mesmo pelos mais conservadores ou fundamentalistas, por terem sido escritos num contexto cultural e político que não cabem em nosso tempo. Então eu pergunto: por que essa releitura vale para algumas coisas, mas não vale com relação à questão sexual ou sobre a homossexualidade? Há uma incoerência aqui. Pois se a defesa dessas/es cristãs/aos é de ler a Bíblia literalmente, que assim seja feito por elas/es então.

Feita essa observação, podemos entrar na questão da homossexualidade em si. Há 6 textos na Bíblia que falam sobre a homossexualidade. São eles: Gênesis 19.1-29, Levítico 18.22-42, Levítico 20.13, Romanos 1.26, 27, I Coríntios 6.9,10 e I Timóteo 1.10.

• O texto de Gênesis 19.1-29, diferente do que a tradição que surgiu após o primeiro século d.C. afirma – associando sodomia com relações homossexuais entre pessoas do mesmo sexo, usada muitos anos também nas áreas médicas – fala sobre a injustiça e falta de hospitalidade dos sodomistas, e não sobre sua homossexualidade. Isso pode ser confirmado em outros textos bíblicos que citam Sodoma como mau exemplo: Isaías 3.9, Jeremias 23.14 e Ezequiel 18.48-50.
• Em Levítico 18 e 20, a preocupação do(s) autor(es) é de diferenciar o povo hebreu dos povos vizinhos, com suas práticas sexuais, nas questões LITÚRGICAS.
• Romanos 1 se refere ao comportamento homossexual como um comportamento idólatra de adoração, e uma perversão litúrgica, que interfere os seres humanos em seu relacionamento com Deus. “Como em Levíticos, se destaca as práticas religiosas de adoração das nações que substiuíram Deus “adorando a criatura ao invés do Criador”” (J. Harold Ellens, “Sexo na Bíblia”).
• No texto de I Coríntios 6.9-10, Paulo lista homossexuais ao lado de outros tipos de “pecadores”, mas os aponta como membros da igreja que já praticaram atividades pagãs, que foram salvos, perdoados e santificados pela graça, e enfatiza a natureza sagrada dos corpos. Da mesma forma, Paulo enfatiza a diferenciação entre o comportamento pagão, antigo e cristão, novo.
• E em I Timóteo 1.10, há uma referência aos homossexuais juntamente com falsas doutrinas ensinadas entre os novos cristãs, fazendo alusão às abominações culturais, que não podiam ser associadas com os novos convertidos.

Penso que não é pela explicação desses textos que a homossexualidade deve ser ”justificada”, mas para uma primeira discussão a respeito do assunto, acho importante essa explanação às/aos cristãs/aos, que usam esses textos para condenar tal prática.

Como vimos até aqui, muitas orientações bíblicas foram abandonadas pelas/os cristãs/aos, por estarem fora de contexto. Por que então, não se permitir uma releitura também a respeito da homossexualidade? Questionem um pouco o que aprenderam até aqui, e tudo que disseram que era a verdade absoluta.

Existe muita coisa a ser dita, mas vou deixar este texto como uma introdução ao tema, e aos poucos, vou explicando teologicamente a nossa proposta hermenêutica com relação a homossexualidade.

Espero que tenha esclarecido um pouco do que penso sobre a homossexualidade, baseada na Bíblia, no cristianismo, mas também na experiência e vida de todas as pessoas homossexuais que conheço, e amam a Deus, mas são condenados e afastados de suas comunidades de fé por serem diferentes.

Fiquem à vontade para comentar. Só peço que POR FAVOR, pelo menos tentem não serem agressivos/as ou mal-educados/as por discordarem do que está escrito, ok? Façam tudo em amor.

Próximas postagens:
• Homossexualidade e não homossexualismo – Orientação e não opção
• Homossexuais machucados pela religião (muitos suicídios)
• Novas propostas teológicas – Teologia homossexual-gay-queer

5 comentários:

  1. Olá Priscila, a questão do homossexualismo é muito complexo, pois envolve uma profunda introspecção pessoal. Não concordo como a maioria dos homossexuais que encaram sua sexualidade como uma "raça", se relacionar com pessoas do mesmo sexo é uma opção de cada um e não condeno ninguém por optar por esse tipo de relação sou amigos de varios e respeito todos eles e qualquer um que eu encontrar na vida, e se tivesse que optar por esse relacionamento, seria uma decisão minha e de mais ninguém o grande problema é que os homens querem se tornar mulheres e vise versa, e não existe no Brasil um lugar que trabalhe para ajudar uma porção de gays que ficam deprimidos por se "sentir uma mulher no corpo de homem e vice versa" isso causa um tremendo e profundo sentimento de desespero pra muitos. Eu me converti aos 12 anos eu sou a favor da informação e não da conformidade levei muito tempo para aceitar que o ser humano é mais importante que dogmas, e que o Eterno ama o ser humano da maneira que ele é. Não sou a favor do relacionamento homo afetivo mas hoje vejo com olhos da fé as pessoas que praticam, não os condeno! Infelizmente no Brasil esse assunto não foi trago a tona por pessoas que realmente se preocupa com os GLS e sim com propósito político aí não preciso dizer o qe aconteceu, e agora ficou pior pois em vez de o povo escolhido acolher e aconselhar de maneira a criar fé, ficou um rixa entre heteros e gays. é um assuno que se deve tratar com a devida importancia isso não é igual a perder a virgindade, ou fazer sexo pela primeira vez. Até mais

    ResponderExcluir
  2. Oi Priscila!
    Eu não apoio o homossexualismo, mas respeito os homossexuais e acredito que sejam pecadores assim como nós também somos, lembro que a algum tempo atrás eu aprendi algo muito importante com você, existem pecados que são de "estimação" e que devemos orar e pedir para que Deus nós livre da prática do pecado, é dessa forma que eu encaro essa questão, depende de cada um de nós analisarmos as escrituras e segui-las como a nossa ÚNICA regra de fé e prática. O nosso Deus sempre está disposto a perdoar, pois Ele nos ama, porém abomina a prática do pecado...
    Fica ai a questão para pensar...
    Beijos.

    Wagner.

    ResponderExcluir
  3. Queridos, muito obrigada pelos comentários e pelo respeito demonstrado.

    Bom, como foi colocado, homossexualidade não é opção, mas a orientação sexual. Ninguém em sã consciência optaria por ser excluído e machucado por todos que o/a cercam, não é mesmo?
    E sendo uma identidade de gênero e orientação sexual, não é pecado, como não é pecado ser heterossexual, se essa for a sua orientação. Não é uma "prática", mas sim um modo de ser e de existir.

    Não são mesmo outra "raça", a raça é só uma, a humana. Mas é um grupo que sempre existiu, porém está ganhando força e espaço para falar somente nas últimas décadas, e por isso os grupos GLBTs ainda estão vivendo momentos de definição e como qualquer outro grupo, existem suas variantes, os mais abertos, os mais fechados, etc.

    Graças a Deus existem sim projetos e organizações que auxiliam e preparam os grupos GLBT, principalmente os travestis e transexuais para a inserção na sociedade, como é o caso do Projeto DAMAS Projeto Damas - Coordenadoria da Diversidade Sexual RJ
    Ainda são projetos novos e poucos, mas as coisas estão melhorando, e acredito que com toda essa discussão, muitas pessoas GLBT vão poder ter uma vida um pouco mais "normal" à vista da sociedade (sonho).

    Tudo o que foi colocado no texto acima já mostra meu posicionamento hermenêutico com relação ao que a Bíblia fala sobre esse assunto. Não vejo necessidade de repetir, mas só lembro que se é pra levar a Bíblia como regra de fé e prática, literalmente, que seja feito então sobre tudo, e as mulheres não saiam de suas casas nem toquem em ninguém no período menstrual, que não tenham profissões em que precisem falar em público, que voltemos a ter escravos, e os homens não cortem a barba, pois, segundo a Bíblia, são não apenas pecado, mas abominações.

    Que bom que Ele nos perdoa, pois realmente, nos esquecemos das principais orientações de amar, cuidar do próximo, e não deixar os necessitados sem o que comer ou o que vestir. Não vejo a Igreja fazendo isso, mas a vejo condenando e excluindo homossexuais todos os dias, fazendo-os acreditarem que Deus não os ama.

    É isso, vou postar mais coisas sobre o assunto.
    Obrigada por participarem!

    ResponderExcluir
  4. Olhe só, hoje mesmo eu estava á discutir sobre esse tabu, que é a orientação sexual de cada pessoa.
    É como se, o fato de uma pessoa assumir sua sexualidade, gerasse uma guerra contra um possível mundo "normal".
    O problema é que o próprio fato das pessoas generalizarem os gays como outra raça, torna o preconceito uma doutrina! Quanto á religião, sou Agnóstica, e nem por isso, critico outras pessoas que seguem outras religiões e fazem das palavras da Bíblia, uma forma de caráter. A luta pelo preconceito é algo incesso, nunca terá paz, porém, existem leis que protegem nós, "os gays", da mesma forma que existem leis que protegem os héteros.
    Não é questão de abominação e nem pecado, a única coisa que torna uma pessoa diferente da outra, não é a orientação sexual. O que nos torna diferente uns dos outros, são nossos nomes. Somos iguais, e deveríamos pregar isso: - a igualdade entre cada ser humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, querido, essa coisa de ficar separando ou criando novas categorias só aumentam a discriminação.
      Enquanto não entendermos que somos todos humanos, não sairemos do lugar.
      A questão da religião é muito complicada. Se contextualiza umas coisas e outras não, de acordo com o que convém.
      Por isso digo que essa discussão pra mim é até ultrapassada. Não devemos debater o assunto pautado nesses textos antigos, e sim na vivência e experiência de cada indivíduo.
      Como diz meu amigo e teólogo André Musskopf, são as experiências da comunidade LGBT que devem determinar as discussões e decisões a serem tomadas.
      Precisamos entender que o amor e a convivência devem ser a base de nossos atos.
      Brigada por ler e comentar! =]

      Excluir